RH

Dicas para onboarding remoto

Heloisa Martins
·
2/2/2022

O termo onboarding se refere ao processo de integração e adaptação de novos funcionários a uma empresa. O período de onboarding é fundamental para a instrução dos novos colaboradores acerca da cultura organizacional, dinâmicas e rotinas. Um dos principais benefícios dos onboardings bem feitos é a diminuição dos índices de rotatividade de funcionários (o chamado turnover), uma vez que promove o sentimento de pertencimento à cultura da organização e fideliza o colaborador.

Turnover é um assunto importante no cenário corporativo brasileiro, uma vez que tivemos o maior índice de turnover no mundo em 2021, com aumento de 82% segundo dados levantados pela FecomercioSp, sendo o Centro-Oeste o campeão no Brasil, com 4,32% comparado a 3,56% do Nordeste – último colocado.

Taxa de rotatividade por nível geográfico no Brasil em dezembro de 2017. Fonte: MTE

É comum na área da tecnologia que as empresas sejam parcialmente ou até inteiramente remotas (é o caso de muitas startups!), e nestes casos é ainda mais crucial que o colaborador sinta-se ligado e parte da empresa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis de como conduzir esse processo.

Vídeos no processo de recrutamento e seleção

Durante a seleção e recrutamento é importante ter bons vídeos de apresentação, uma vez que os profissionais costumam buscar por empresas que compartilham dos mesmos valores e visões que eles.

Uma boa forma de fazer isso é contar a história da empresa, explicar seus serviços ou produtos, mostrar um pouco da rotina de atividades e usar depoimentos de um funcionário sobre suas vivências e planos de carreira. É uma excelente motivação saber que se pode crescer dentro da empresa – e junto com ela! Dessa forma, os candidatos passam a se sentir mais próximos antes mesmo de serem selecionados.

Tour online

Uma tour online após a contratação é um excelente complemento aos vídeos iniciais de apresentação. Nesta etapa, a rotina e processos podem ser mais profundamente explicados e os departamentos podem ser apresentados – assim como seus membros, ou lideranças em casos de empresas maiores. Isto promove a integração da equipe já em um estágio inicial da chegada do novo colaborador.

Treinamento personalizado

Este é o momento de explicar sobre os processos, pessoas e objetivos do departamento em que o funcionário irá trabalhar.

Empresas de atividades remotas costumam usar diversos tipos de softwares em seu dia a dia. Vídeos de treinamentos que sejam permanentes serão extremamente úteis para que a pessoa entenda como usar tais ferramentas. Também é fundamental que o novo colaborador possa voltar e rever os vídeos de treinamento todas as vezes em que surgir alguma dúvida a respeito do uso das ferramentas.

Estes vídeos de treinamento serão úteis pois serão produzidos apenas uma vez, mas servirão para o treinamento de vários novos funcionários, ajudando a equipe a poupar tempo.

Vale salientar, contudo, que é interessante que um funcionário seja escolhido para acompanhar o novo membro durante o processo, ajudando a manter a humanização do onboarding apesar de ser automatizado e remoto.  

Como fazer materiais audiovisuais?

Para um onboarding remoto eficaz, os materiais de vídeo devem ser bem feitos, didáticos e de boa qualidade. Contudo, a produção de vídeos assim no modo tradicional requer um grande dispêndio de tempo e recursos. O NexBoard foi pensado e desenvolvido para facilitar a criação dos vídeos e ajudar a reduzir os custos financeiros de produção.

O uso de avatares para onboarding de clientes já é uma tendência entre as empresas, mas o que poucos sabem é que também podem ser bastante úteis no onboarding de funcionários, ajudando a fortalecer o vínculo de todos os funcionários com um que nunca vai entrar em conflito com eles – hehehe!

Você pode conferir abaixo um modelo NexBoard Studio para treinamento e integração de um novo colaborador.